Morre aos 95 anos o maestro Severino Araújo da Orquestra Tabajara

O maestro Severino Araújo, da Orquestra Tabajara
 - Do Integração Brasil - 
Morreu na tarde desta sexta-feira (03/8) o maestro Severino Araújo, aos 95 anos, da Orquestra Tabajara, em decorrência de falência de múltiplos órgãos 
A notícia foi confirmada por Jaime Araújo, irmão de Severino. De acordo com Jaime, Severino estava internado no hospital Ipanema Inn, localizado na zona sul do Rio, há cerca de 20 dias.

Ainda segundo Jaime, Severino precisou fazer diálise e ficou internado na UTI do hospital após uma infecção urinária.

O sepultamento está marcado para este sábado (4) no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio, às 12h.
História
Severino Araújo de Oliveira (Limoeiro, 23 de abril de 1917 — Rio de Janeiro, 3 de agosto de 2012) foi um músico, compositor, maestro e clarinetista brasileiro. Foi regente da Orquestra Tabajara, que assumiu com 21 anos de idade.

Um dos pioneiros na fusão de elementos do jazz e do choro na música brasileira, Severino Araújo começou a estudar com o pai aos seis anos, em 1923; aos doze anos fez seu primeiro arranjo, para uma banda dirigida por seu pai, José Severino de Araújo, e aos dezesseis já escrevia sucessos de carnaval. Em 1936 foi para a Banda da Polícia Militar da Paraíba como primeiro clarinetista e a partir daí começou sua vida profissional.

Pouco tempo após chegar a João Pessoa, Severino Araújo foi chamado para atuar na Orquestra Tabajara, cuja regência assumiu em 1938, permanecendo na liderança do grupo até o ano de 2007, quando passou o cargo a seu irmão Jayme Araújo, saxofonista e flautista.

Como compositor, Severino Araújo é autor de alguns clássicos do choro, como Espinha de Bacalhau e Chorinho Pra Você.

Morte
Severino Araújo morreu no dia 3 de Agosto de 2012, aos 95 anos, de insuficiência respiratória.

Severino esteve à frente da Orquestra Tabaja por mais de 60 anos. Há cinco anos Jaime assumiu o lugar do irmão no comando e administração do grupo.

A ORQUESTRA TABAJARA
A Orquestra Tabajara foi fundada em 1934 na cidade de João Pessoa (Paraíba), pelo empresário e cônsul holandês Oliver Von Sohsten. À época da fundação, a orquestra levava o nome de Jazz Tabajara.

Em 1937, com a inauguração da Rádio Tabajara, a orquestra foi contratada para fazer parte de seu elenco.

Nesse período, Severino Araújo foi convidado para integrar o naipe de saxofones da orquestra, que já contava com músicos conhecidos, dentre os quais pode-se destacar K-Ximbinho,Waldyr Brito(Pássaro triste), José Leocádio, Geraldo Medeiros, Porfírio Costa e Raimundo Napoleão. Cláudio de luna Freire, Olegario de Luna Freire (diretor) etc.

Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araujo, aos 21 anos de idade, assumiu a direção da orquestra, que se tornaria uma das mais famosas orquestras populares do Brasil.

Cantores famosos como Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, excursionaram pelo nordeste acompanhados pela orquestra.

Daí, a fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, então capital do país e pólo de produção musical. Em dezembro de 1944, a Orquestra Tabajara recebeu da Rádio Tupi o convite para se apresentar na capital e a estréia aconteceu no dia 20 de janeiro de 1945, tendo tido grande repercussão no país, visto que foi transmitida em cadeia nacional.
A partir dessa data, a orquestra permaneceu por 10 anos como contratada da Rádio Tupi. Posteriormente, passou mais 5 anos na Rádio Mayrink Veiga, 10 na Rádio Nacional e 5 na TV RIO, onde Severino se destacou com a excelente execução da Abertura do Guarani de Carlos Gomes, no 1º Festival Internacional da Canção, apresentado pela emissora.

A orquestra já realizou muitas apresentações no exterior. Em 1952 a orquestra tocou em Paris, por ocasião do lançamento do algodão brasileiro, na festa Festa do Jaques Fath; em 1955, apresentou-se no Carnaval de Montevidéu; no ano de 1961, apresentou-se na feira internacional, em Buenos Aires; em 1989 tocou no Casino Estoril, de Lisboa e em 1990 excursionou por diversas cidades de Portugal.

ASSISTA AO IMPORTANTE DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DE SEVERINO ARAÚJO E A ORQUESTRA TABAJARA:

Parte 1
Se preferir, acesse direto o endereço no Youtube:

Parte 2
Se preferir, acesse direto o endereço no Youtube:

VALEU SEVERINO!